Atualmente o website de uma empresa é uma das principais portas de entrada de novos clientes.
Neste sentido, é fundamental que o mesmo disponha, não só de informação de qualidade e relevante para o cliente, como também um aspeto que seja apelativo e fácil de navegar, independentemente do dispositivo em que esteja a ser utilizado.
O Design Responsivo é a modalidade de design que permite adaptar o seu website a todo o tipo de dispositivos, e é dele que falamos no artigo de hoje.
O que é o Design Responsivo?
O design responsivo é uma abordagem do web design que representa um conjunto de práticas visando adaptar as páginas dos websites às dimensões de variados dispositivos com tamanhos diferentes.
É implementado com o uso de Media Queries que verifica a largura ou resolução do dispositivo e aplica estilos CSS específicos para aquela resolução adaptando o layout para uma melhor experiência do utilizador.

Qual a importância de um website responsivo?
A evolução da tecnologia fez com que surgissem vários tipos de dispositivos onde as pessoas podem aceder à internet.
Se, há 20 anos atrás eram utilizados apenas computadores de mesa, hoje em dia são utilizados portáteis, telemóveis/smartphones e tablets, de diversos tamanhos – uns são mais altos e largura mais fina, outros são mais baixos e mais largos.
Neste sentido, ter um website responsivo significa que o mesmo vai funcionar corretamente em todo o tipo de ecrãs, independentemente do tamanho.
É fundamental privilegiar a navegação e performance do seu website em dispositivos mobile, pois, a sua utilização aumenta de dia para dia.
Outra das vantagens dos websites responsivos é o posicionamento no ranking dos motores de pesquisa – quanto mais responsivo for o seu website, melhor será a sua qualificação.
Um website que não seja responsivo vai ser penalizado e ultrapassado por aqueles que são responsivos.
Na criação do website, deve ser uma prioridade começar pelo design mobile pois é importante perceber o conteúdo que vai ser apresentado nessa versão e ir adaptando a ecrãs e resoluções maiores, não descurando a experiência de utilizador em todas as resoluções.
Outro aspeto fundamental a ter em conta é a velocidade/performance do website, uma vez que os utilizadores desejam visualizar o seu conteúdo em questão de segundos e não de minutos, pelo que deve desenvolver o seu website priorizando:
® A rapidez de carregamento;
® As boas práticas da experiência do utilizador;
® Melhor performance em qualquer dispositivo, privilegiando os dispositivos mobile.
0 Comments