Design responsivo: opção ou obrigatório?

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default”][et_pb_column _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default” type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

Atualmente o website de uma empresa é uma das principais portas de entrada de novos clientes.

Neste sentido, é fundamental que o mesmo disponha, não só de informação de qualidade e relevante para o cliente, como também um aspeto que seja apelativo e fácil de navegar, independentemente do dispositivo em que esteja a ser utilizado. 

O Design Responsivo é a modalidade de design que permite adaptar o seu website a todo o tipo de dispositivos, e é dele que  falamos no artigo de hoje.

O que é o Design Responsivo?

O design responsivo é uma abordagem do web design que representa um conjunto de práticas visando adaptar as páginas dos websites às dimensões de variados dispositivos com tamanhos diferentes.

É implementado com o uso de Media Queries que verifica a largura ou resolução do dispositivo e aplica estilos CSS específicos para aquela resolução adaptando o layout para uma melhor experiência do utilizador.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default”][et_pb_column _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default” type=”4_4″][et_pb_image src=”https://digitalbrand.pt/wp-content/uploads/2021/10/4927242-scaled.jpg” _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default” title_text=”4927242″ hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default”][et_pb_column _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default” type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”4.11.1″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

Qual a importância de um website responsivo?

A evolução da tecnologia fez com que surgissem vários tipos de dispositivos onde as pessoas podem aceder à internet.

Se, há 20 anos atrás eram utilizados apenas computadores de mesa, hoje em dia são utilizados portáteis, telemóveis/smartphones e tablets, de diversos tamanhos – uns são mais altos e largura mais fina, outros são mais baixos e mais largos.

Neste sentido, ter um website responsivo significa que o mesmo vai funcionar corretamente em todo o tipo de ecrãs, independentemente do tamanho.

É fundamental privilegiar a navegação e performance do seu website em dispositivos mobile, pois, a sua utilização aumenta de dia para dia.

Outra das vantagens dos websites responsivos é o posicionamento no ranking dos motores de pesquisa – quanto mais responsivo for o seu website, melhor será a sua qualificação.

Um website que não seja responsivo vai ser penalizado e ultrapassado por aqueles que são responsivos.

Na criação do website, deve ser uma prioridade começar pelo design mobile pois é importante perceber o conteúdo que vai ser apresentado nessa versão e ir adaptando a ecrãs e resoluções maiores, não descurando a experiência de utilizador em todas as resoluções.

Outro aspeto fundamental a ter em conta é a velocidade/performance do website, uma vez que os utilizadores desejam visualizar o seu conteúdo em questão de segundos e não de minutos, pelo que deve desenvolver o seu website priorizando:

®    A rapidez de carregamento;

®    As boas práticas da experiência do utilizador;

®    Melhor performance em qualquer dispositivo, privilegiando os dispositivos mobile.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top